Feriadão

Após decisão do Rio, Niterói e Maricá não autorizam blocos de rua

Cidades possuem eventos marcados

Feriado de Tiradentes não terá blocos de rua
Feriado de Tiradentes não terá blocos de rua |  Foto: Arquivo / Pedro Conforte
 

Mesmo diante da liberação do uso de máscaras em ambientes abertos e fechados e do avanço da vacinação em ambas as cidades, Niterói e Maricá não autorizam a concentração de blocos pelas ruas dos municípios.

A Prefeitura de Niterói informou ao ENFOCO que a Comissão de Carnaval autorizou a realização dos desfiles das escolas de samba da cidade, no Caminho Niemeyer, nos dias 21, 23 e 24 de abril. O período é o mesmo que acontece os desfiles na Sapucaí e na Intendente Magalhães.

Segundo o Poder Executivo, a realização do carnaval no local permite melhor acompanhamento dos protocolos sanitários.

A decisão sobre a suspensão dos desfiles de blocos e carnavais de rua em 2022 foi tomada em janeiro, em virtude do cenário da pandemia de Covid-19 na cidade e em toda a Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

A Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans) irá realizar um esquema especial de trânsito para o feriado de São Jorge, comemorado neste sábado (23). A Prefeitura anunciou que haverá supervisão das procissões. 

Haverá reserva de vagas em ambos os lados da Rua Alcídes Figueiredo, no Centro da cidade, a partir das 22h de quinta-feira (21) para a montagem das estruturas de palco e barracas. O fluxo ficará interditado ao trânsito das 6h, de sexta-feira (22), até as 20h de sábado (23). 

O tráfego de veículos será interditado parcialmente durante a passagem da procissão de alvorada que se inicia na rua Alcídes Figueireo e segue pelas ruas Marechal Deodoro, Barão do Amazonas, São João, Luis Leopoldo Fernandes Pinheiro, da Conceição, Visconde de Sepetiba, volta para a Marechal Deodoro e retorna para a Alcídes Figueiredo.

A Prefeitura também informou que serão reservadas vagas de estacionamento na rua Presidente Castelo Branco, das 22h de sexta-feira (22) até as 11h do sábado (23). O tráfego será interditado parcialmente para a passagem da procissão que segue pela Avenida Jansen de Melo, Rua Heitor Carrilho, Rua Manoel Pacheco de Carvalho e retorna para a rua Presidente Castelo Branco.

Atrações

O Grupo B desfilará no dia 21 de abril, a partir das 21h, com a Amigos da Ciclovia, União da Engenhoca, Bafo do Tigre, Império de Arariboia, Banda Batistão, Bem Amado, Paraíso do Bonfim, Balanço do Fonseca, Cacique da São José e Tá Rindo Por quê?

Já o Grupo A desfilará no sábado (23), a partir das 20h, com abertura da escola de samba Sabiá, seguida pela Alegria da Zona Norte, Mocidade de Icaraí, Magnólia Brasil, Experimenta da Ilha, Folia do Viradouro, Unidos da Região Oceânica, Souza Soares, Unidos do Sacramento e Combinado do Amor.

Encerrando as apresentações, o Grupo C de apresentará no domingo (24), a partir das 19h, com Império de Charitas, União do Maruí, Independente do Boaçu, Grilo da Fonte, Barro Vermelho, Fora de Casa, Garra de Ouro, Unidos do Castro, Galo de Ouro, Grupo dos 15 e Mistura de Raça.

Maricá

Feriado terá evento no Deck Pôr do Sol
Feriado terá evento no Deck Pôr do Sol |  Foto: Karina Cruz
 

Procurada pelo ENFOCO, a Prefeitura de Maricá confirmou que não haverá atividades carnavalescas na cidade durante o feriadão.

Contudo, um evento contemplativo do pôr do sol, com música de chorinho e apresentações de artistas locais, será realizado em Araçatiba. O festival "Pedacinho do Céu – Música flutuante na Lagoa" acontece de quarta-feira (20) a domingo (24), a partir das 14h, em uma plataforma flutuante montada em frente ao Deck Pôr do Sol, no final da lagoa de Araçatiba.

Por causa do evento, a Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária (Sectran) vai realizar o fechamento de vias das 13h até a meia-noite. O objetivo é permitir que visitantes e turistas possam contemplar as belezas de Araçatiba, sem quaisquer impedimentos e desfrutar de cada detalhe do evento.

Segundo a Prefeitrua, na altura da Rua Álvares de Castro com a Rua 72 será feito um bloqueio. Assim, quem estiver na Praça Tiradentes seguindo para o Boqueirão deverá acessar a Rua Rômulo Cavina. Já os motoristas que estiverem no Boqueirão e quiserem acessar o bairro de Araçatiba, deverão seguir pela Av. Prefeito Ivan Mudim e acessar a Rua 30, que é a primeira via à esquerda, após a Escola Municipal Maurício Antunes de Carvalho.

Um estacionamento gratuito também será criado na Rua Rômulo Cavina para facilitar o acesso de todos ao deck. Orientadores estarão em ambos os acessos da Av. Ivan Mudin e na Rua 72 para orientar os motoristas sobre as mudanças

A Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional (Seop) vai atuar com sua força máxima. Serão 70 agentes por dia e o suporte de cerca de 20 viaturas, entre carros, motos, van e a base móvel da Guarda Municipal.

O efetivo extra de guardas municipais será distribuído de acordo com três roteiros, em locais de grande concentração de pessoas. O primeiro vai contemplar as praças Tiradentes, de Jacaroá, da Divinéa (Barra) e as Orlas do João Português, Parque Nanci, Amendoeiras e Marine; o segundo abrange a praça e a orla de Ponta Negra, as ruas 89, 90,91 e 92 de Cordeirinho, a praça e o calçadão de Bambuí e a praça dos Pescadores em Guaratiba. Já o terceiro se concentra em Itaipuaçu, nas praças do Barroco, do Ferreirinha, dos Gaviões, da 70, dos Times, na Rua 1 e na orla.

Atrações

- Quarta-feira – 20/04

18h – Lançamento dos clipes Pratas da Casa

19h – Marianna Cunha

 - Quinta-feira – 21/04

19h – Jorginho Doug

- Sexta-feira – 22/04

17h – Banda Pedacinho do Céu

19h – Jeef

- Sábado – 23/04

17h – Banda Pedacinho do Céu

19h – Kontagiô

- Domingo – 24/04

17h – Banda Pedacinho do Céu

19h – Grupo Vai e Volta

Rio

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, havia reiterado neste sábado (16) que os blocos de rua não estão autorizados a desfilar durante CarnAbril, o carnaval fora de época entre os dias 20 e 24 deste mês, mas destacou que não vai colocar a Guarda Municipal para reprimir os foliões.

Procurada, a Prefeitura de São Gonçalo ainda não retornou até o fechamento desta reportagem.

< Senado debate novas regras do Prouni; veja possíveis mudanças Banda Filhos de Oxóssi canta os sambas de terreiros em Niterói <